Friday, May 4, 2007

Campeonato juniores: Sporting, 1 - Benfica, 0

No passado dia 01/05/2007 desloquei-me à Academia Sporting / Puma juntamente com a minha família para assistir ao jogo de júniores entre o Sporting e o Benfica a contar para a 1ª jornada da 2ª da fase do campeonato nacional de júniores A.

Estiveram presentes cerca de 3000 adeptos na Academia para presenciar à vitória do Sporting por 1-0 sobre o Benfica no segundo derby no espaço de 2 dias, apesar de o tempo não estar muito convidativo.

O jogo foi pouco espectacular, as equipas estiveram muito preocupadas com o resultado. O Sporting foi a equipa que procurou assumir a posse de bola e as despesas atacantes da partida mas nem sempre o fez da melhor maneira. Explorou pouco as faixas laterais facilitando assim a vida à defesa do Benfica. O Benfica por sua vez apresentou uma equipa de contenção, muito compacta na sua defensiva e tentando explorar a velocidade dos seus 2 avançados em possíveis contra-ataques.



O Sporting acabou estabelecer o resultado final aos 37m da 1ª parte através da conversão de um livre directo à entrada da área Benfiquista pelo médio João Martins (irmão do Carlos Martins). Até ao final o Sporting dispôs de várias oportunidades para dilatar o marcador mas o Benfica também teve as suas chances para empatar a partida valendo o guarda-redes Rui Patrício.


Nos jogos das camadas jovens tentamos sempre ter atenção aos possíveis futuros craques que irão integrar as equipas principais num futuro próximo. Do lado do Sporting os que mais se destacaram foram:

Guarda-Redes Rui Patrício: Mostrou-se sempre muito seguro quer nas saídas aos cruzamentos, quer nas vezes em que os jogadores do Benfica apareceram isolados à sua frente. Tem tudo para ser o próximo dono da baliza da equipa principal do Sporting.

Defesa-Central Daniel Carriço: Excelente central este miúdo. Muito bem no desarme quer no chão , quer no ar e dono de uma excelente técnica para um jogador que joga a central. É muitas vezes o 1º construtor do jogo atacante do Sporting.

Defesa-Esquerdo Tiago Pinto: Filho de João Pinto, este miúdo mostra ter muita raça nas tarefas defensivas ganhando a maioria dos lances apesar de não ser um jogador muito forte fisicamente. Muito bom no apoio ao ataque quer através de acções individuais pela ala esquerda, quer através de cruzamentos para a área.

Médio-Centro Adrien Silva: Todo jogo ofensivo da equipa do Sporting passou pelos pés deste jogador. Revelou boa capacidade para organizar jogo e guardar a bola quando necessário. Muito bom também nas tarefas defensivas. É um jogador um pouco à imagem do João Moutinho.

Do lado o Benfica os destaques foram essencialmente para o seu número 10 André Carvalhas.

Nº10 André Carvalhas: Este jogador destacou-se dos demais colegas através do seu excelente toque de bola. Quando a bola chegava aos seus pés notava-se que era o único capaz de fazer a diferença da equipa encarnada.

Ponta de Lança Yu Dabao: Apesar de não ter sido um jogador em grande destaque na partida, pelo grande destaque que lhe tem sido dado pela imprensa e também pela curiosidade que tinha em ver as qualidades que lhe atribuíam, fica aqui uma 1ª analise a este jogador. É um jogador que impressiona pela sua estampa física e apesar de ter sido completamente anulado pelo central Daniel Carriço, mostrou que é um jogador razoavelmente rápido e que não tem problemas em rematar. Ficou também a sensação que se trata de um jogador pouco agressivo e que se dá um pouco à marcação.

Thursday, May 3, 2007

27ª Jornada - Benfica,1 - Sporting,1

No dia 29/04/2007, a três jornadas do fim, jogou-se o maior derby do futebol português no estádio da Luz. Este jogo tinha como aliciante a possibilidade de uma das equipas colar-se ao Porto na conquista do título visto que no dia anterior o Porto tinha sido derrotado na deslocação ao estádio do Bessa por 2-1. Em caso de vitória o Sporting ficava a 1 ponto da liderança e o Benfica a 2 pontos.

O Sporting entrou melhor no jogo e adiantou-se no marcador logo aos 2 minutos num cabeceamento de Liedson em resposta a um cruzamento de Abel. Após o golo o Sporting partiu para uns 20/25 minutos de absoluto domínio e em que teve algumas oportunidades para dilatar o marcador. Este domínio assentava numa boa circulação de bola, pressão na recuperação de bola no meio campo adversário e consequentemente na incapacidade do Benfica sair com a bola controlada do seu meio campo.



Quando nada parecia prever, o Benfica chegou ao empate aos 26 minutos através de Miccoli numa recarga à entrada da área após um alivio incompleto de Nani. O Benfica moralizado pelo golo partiu para cima do Sporting e dominou a partida sem que tivesse causado grandes problemas ao guarda-redes Ricardo. Este domínio estendeu-se até aos 40 minutos, altura em que o jogo voltou a ficar equilibrado. Até ao intervalo o jogo manteve-se equilibrado com algum ascendente do Sporting.

Após o intervalo o Sporting voltou a entrar melhor e dominou o jogo durante os primeiros 10 minutos da 2ª parte. Durante este período voltou a dispor de algumas boas ocasiões para voltar a ganhar vantagem. A mais flagrante pertenceu a Tello que praticamente na pequena área rematou contra um defesa contrário. A partir dos 10 minutos da 2ª parte o Benfica voltou a ganhar ascendente no jogo e acabou por manter esse domínio até final do jogo. Durante alguns períodos acabou mesmo por remeter o Sporting à sua zona defensiva, valendo o guarda-redes Ricardo para que o resultado permanecesse inalterável.

Nos últimos 10 minutos de jogo apesar do domínio do Benfica o Sporting voltou a reequilibrar um pouco a partida através de algumas saídas esporádicas para o contra-ataque, mas até final o resultado não se alterou.

Equipas:

Sport Lisboa e Benfica: Quim, Nelson, David Luiz, Anderson, Leo; Petit (Mantorras), Katsouranis, karagounis, Rui Costa; Miccoli e Nuno Gomes (Manu).

Sporting Clube Portugal: Ricardo, Abel (Pereirinha) , Polga, Caneira, Tello; Miguel Veloso, João Moutinho, Nani, Romagnoli (Tonel) ; Yannick (Alecsandro) e Liedson.

Destaques:

Sport Lisboa e Benfica:

Positivo:

Miccoli - Foi o jogador mais perigoso do Benfica, as jogadas de perigo do Benfica tiveram quase sempre a sua assinatura. Marcou o golo da sua equipa.

Petit - Correu quilómetros e recuperou inúmeras bolas, foi uns dos grandes responsáveis pelos períodos de maior domínio da sua equipa.

Leo - Esteve bem a defender e causou alguns desequilíbrios nas suas descidas ao ataque.

Negativo:

Nuno Gomes - Será que esteve em campo ??? Passou completamente ao lado do jogo.

Katsouranis - completamente fora dela. Longe daqui já mostrou esta época.


Sporting Clube Portugal:

Positivo:

Ricardo - Muito seguro durante a partida. Teve algumas intervenções que permitiram segurar o empate.

Defesa do Sporting: À excepção de Caneira que esteve um pouco abaixo dos seus colegas de sector, estiveram muito seguros no aspecto defensivo e os laterais provocaram alguns desequilíbrios nas suas incursões atacantes.

Miguel Veloso: Conseguiu reduzir a influencia de Rui Costa na manobra atacante do Benfica , obrigando-o a recuar o terreno e foi ele que deu inicio a muitos dos ataques efectuados pela sua equipa.

Liedson (depenador de galinhas) - é aquela "maquina" quando joga contra o Benfica. Marcou o golo da sua equipa e colocou sempre em sentido os jogadores da equipa adversária.

Negativo:

João Moutinho: Não foi o jogador influente que costuma ser na manobra atacante da sua equipa e a mesma ressentiu-se disso. Limitou a sua acção ás tarefas defensivas. Apesar de ter uma acção menos influente que o normal, é um jogador que não sabe jogar mal.

Yannick - esteve pouco em jogo e revelou-se inconsequente nas acções atacantes que passaram pelos seus pés.


Arbitragem:

O arbitro esteve à altura dos acontecimentos tanto no aspecto técnico como no disciplinar. O cartão amarelo a Caneira após derrube sobre Miccoli foi acertado visto que o Italiano estava numa posição lateral à baliza do Sporting e como tal longe de ser uma jogada de golo eminente. O único senão foi um cartão amarelo que ficou por mostrar a Karagounis após simulação de uma falta na tentativa de forçar o 2º amarelo a Caneira.

Comentário final:

O empate a uma bola acabou por ser um resultado justo para o que se passou nos 90 minutos. O Benfica apesar de ter mais uma vez entrado mal no jogo, acabou por mostrar carácter e deu tudo o que podia dar. A equipa mostra estar nos seus "limites" físicos e a ausência do seu capitão Suinão Sabrosa (Simão Sabrosa) acabou por limitar ainda mais a equipa. Quanto ao Sporting, entrou a ganhar , mas após o empate apostou num jogo cauteloso de modo a preservar a vantagem na luta pelo 2º lugar que dá acesso directo à liga dos campeões. Ficou a sensação que se o Sporting tivesse arriscado um pouco mais podia ter levado os 3 pontos da Luz, mas perante os insucessos crónicos que o Sporting revela em momentos decisivos, é complicado exigir mais a esta equipa.

Quanto á luta pelo titulo, apesar de o Sporting e o Benfica verem as suas distâncias encurtadas na perseguição ao Porto, o empate deixa o Porto muito perto da renovação do titulo de Campeão pois é pouco provável que o Porto perca 3 pontos em 9 possíveis.

Como a esperança é a ultima a morrer e o verde é a cor da esperança, vou depositar as minhas esperanças no Paços de Ferreira e esperar que o Porto "encoste" na Mata Real e o Sporting fique com hipóteses de ser Campeão.