Friday, May 4, 2007

Campeonato juniores: Sporting, 1 - Benfica, 0

No passado dia 01/05/2007 desloquei-me à Academia Sporting / Puma juntamente com a minha família para assistir ao jogo de júniores entre o Sporting e o Benfica a contar para a 1ª jornada da 2ª da fase do campeonato nacional de júniores A.

Estiveram presentes cerca de 3000 adeptos na Academia para presenciar à vitória do Sporting por 1-0 sobre o Benfica no segundo derby no espaço de 2 dias, apesar de o tempo não estar muito convidativo.

O jogo foi pouco espectacular, as equipas estiveram muito preocupadas com o resultado. O Sporting foi a equipa que procurou assumir a posse de bola e as despesas atacantes da partida mas nem sempre o fez da melhor maneira. Explorou pouco as faixas laterais facilitando assim a vida à defesa do Benfica. O Benfica por sua vez apresentou uma equipa de contenção, muito compacta na sua defensiva e tentando explorar a velocidade dos seus 2 avançados em possíveis contra-ataques.



O Sporting acabou estabelecer o resultado final aos 37m da 1ª parte através da conversão de um livre directo à entrada da área Benfiquista pelo médio João Martins (irmão do Carlos Martins). Até ao final o Sporting dispôs de várias oportunidades para dilatar o marcador mas o Benfica também teve as suas chances para empatar a partida valendo o guarda-redes Rui Patrício.


Nos jogos das camadas jovens tentamos sempre ter atenção aos possíveis futuros craques que irão integrar as equipas principais num futuro próximo. Do lado do Sporting os que mais se destacaram foram:

Guarda-Redes Rui Patrício: Mostrou-se sempre muito seguro quer nas saídas aos cruzamentos, quer nas vezes em que os jogadores do Benfica apareceram isolados à sua frente. Tem tudo para ser o próximo dono da baliza da equipa principal do Sporting.

Defesa-Central Daniel Carriço: Excelente central este miúdo. Muito bem no desarme quer no chão , quer no ar e dono de uma excelente técnica para um jogador que joga a central. É muitas vezes o 1º construtor do jogo atacante do Sporting.

Defesa-Esquerdo Tiago Pinto: Filho de João Pinto, este miúdo mostra ter muita raça nas tarefas defensivas ganhando a maioria dos lances apesar de não ser um jogador muito forte fisicamente. Muito bom no apoio ao ataque quer através de acções individuais pela ala esquerda, quer através de cruzamentos para a área.

Médio-Centro Adrien Silva: Todo jogo ofensivo da equipa do Sporting passou pelos pés deste jogador. Revelou boa capacidade para organizar jogo e guardar a bola quando necessário. Muito bom também nas tarefas defensivas. É um jogador um pouco à imagem do João Moutinho.

Do lado o Benfica os destaques foram essencialmente para o seu número 10 André Carvalhas.

Nº10 André Carvalhas: Este jogador destacou-se dos demais colegas através do seu excelente toque de bola. Quando a bola chegava aos seus pés notava-se que era o único capaz de fazer a diferença da equipa encarnada.

Ponta de Lança Yu Dabao: Apesar de não ter sido um jogador em grande destaque na partida, pelo grande destaque que lhe tem sido dado pela imprensa e também pela curiosidade que tinha em ver as qualidades que lhe atribuíam, fica aqui uma 1ª analise a este jogador. É um jogador que impressiona pela sua estampa física e apesar de ter sido completamente anulado pelo central Daniel Carriço, mostrou que é um jogador razoavelmente rápido e que não tem problemas em rematar. Ficou também a sensação que se trata de um jogador pouco agressivo e que se dá um pouco à marcação.

1 comment:

pedro oliveira said...

Boa análise, concordo.
(efectuei um «link» para seu «blog»)